Sangue doce, saúde amarga

Nos últimos tempos cada vez mais ouço falar de pessoas que vão adquirindo diabetes. Nem falo da nossa taxa elevada de obesidade e sedentaris...

Nos últimos tempos cada vez mais ouço falar de pessoas que vão adquirindo diabetes. Nem falo da nossa taxa elevada de obesidade e sedentarismo, nem das pessoas que passam o dia no computador ou na playstation alheias à realidade. Mesmo eu, hás vezes já acho que passo tempo mais do que suficiente nestas máquinas interactivas mas tão monótonas simultaneamente!
Actualmente ando preocupada com a "pesta" do meu primo que, para além de entrar na fase da rebeldia e no cúmulo da descoberta (o qual prefiro me abster de tentar imaginar as coisas que passam pela cabeça dele), mostrou ter fortes indícios de diabetes. Ainda assim o rapaz bebe sumo, come bolo, doces e doces. Eu bem tento avisar, mas ele não me dá ouvidos nem por nada neste mundo.
As pessoas não percebem que a alimentação que temos é importantíssima para a saúde (fala uma sociedade que ignora possíveis consequências futuras, uma juventude que agora só quer viver até aos 30 anos de idade -.-), e que estamos cada vez mais a detriorizá-la?
Eu nem falo nas quantidades exacerbadas de carne e fritos que comemos, e na ausência tão grande de legumes. Não falo, porque nem vale a pena, e as pessoas nem ligam nenhuma, "sempre comi assim e ainda cá estou", dizem eles.
Mas pelo menos olhem pelos doces que comam, por favor!
A minha avó agora acha que tem de fazer sobremesa todos os dias, que um doce é um mimo para os netinhos. Eu até a percebo, mas a avó não está a ter noção do mal que estas características dos almoços estão a fazer aos miúdos.
Lá em casa agora todos os dias há doce (esquecendo os fritos e as natas, claro): pudim, leite creme, mousse de chocolate, gelatina, salada de fruta com açucar, ou aquelas sobremesas fantásticas que ela ainda fazia quando tinha mais forças com fruta, gelatina, palitos de la reine, bolachas ou ainda creme de cacau.
Dá água na boca, não é? A mim, já não dá nenhuma. Estou farta de doces, e de saber que tudo o que fazem ao meu organismo, é mal. Já não são só os doutores a dizerem às crianças para não comer muito chocolate que faz mal aos dentes, acho que agora também os adultos devem começar a ser advertidos sobre o assunto.
Ainda que o meu primo ande com valores altos por vezes de diabetes, o que leva à conclusão de que ele tem tendência para tal, a avó tenta empurrar a sobremesa para ele e diz "anda lá filho, que a gelatina não é muito doce!".
Nada é muito doce, especialmente para mim que os recuso xD

Image by Free-Photos from Pixabay 

Sou imensamente grata pelos almoços da avó. Ela esforça-se mais do que ninguém e é graças a ela que eu ainda consigo ver os primos todos os dias nas minhas supostas "férias". Amo-a imenso, e gostava, se possível, que ela estivesse sempre presente connosco, mas ela é o perfeito exemplo das nossas ideias erradas de alimentação atualmente.
Nós já não gastamos como antigamente, e os alimentos que preparamos agora com o açucar são muito mais calóricos e prejudiciais para o nosso organismo!

Mas agora não é só em casa da avó, é também na minha própria casa. Só acho que as pessoas não estão a perceber o quão mal lhes faz a quantidade de açucares que ingerem!
Não era suposto sermos cada vez mais informados de uma boa alimentação, o que devemos ingerir e o que devemos evitar? Então porque é que estamos cada vez mais a comer pior?
 
Desde quando recusar um doce é mal educação ou mania das magrezas? Não deixo de comer porque foi este ou aquele que fez, ou porque ando de dieta. Simplesmente nego aquilo que sei que não tenho prazer em comer, nem gosto por estragar a minha vida desta forma, com comida. Temperança, conhecem esta palavra?

Um grande aviso, a alimentação é parte das condicionantes para a vossa esperança de vida! Não comecem desde cedo a deitar a vossa vida a baixo, por favor! Saúde é importante. Vivemos sem grandes quantidades de dinheiro, vivemos na crise, ainda que com dificuldades. Mas sem saúde, sem saúde não se vive.


You Might Also Like

0 comments

Having a good time reading? Please leave us a comment below!

Responsive World Map

Footer Menu




Instagram

Footer social

TERMS AND CONDITIONS
|
PRIVACY POLICY